Tempo previsto: 5 aulas.
Conteúdos e Tema: energia no cotidiano e no sistema produtivo; energia elétrica; potência elétrica e consumo de energia residencial.
Competências e Habilidades: Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema; relacionar informações representadas de diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente; interpretar tabelas; ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia.
Estratégias: análise de dados
de uma conta de energia elétrica residencial trazida pelos alunos; exposição
dialogada de dados contidos na conta de energia elétrica; leitura, análise e
interpretação de dados de sua conta de energia elétrica residencial; comparar e
relacionar o consumo de energia e o valor cobrado da sua conta de energia elétrica
residencial e dos demais alunos de classe.
Recursos: data show; folders e gibis da CPFL; giz
e lousa; livro didático e paradidático; conta de energia elétrica residencial; questionário
para interpretação.
Avaliação: participação dos alunos nas atividades
e discussões compartilhadas em classe; resolução
de questões de interpretação da análise de uma conta de energia elétrica
residencial; produção textual sobre o consumo racional de energia elétrica
(exposição dos trabalhos em painéis distribuídos pela escola).
Sensibilização
Modelo de uma conta de energia elétrica residencial
Sensibilização
Modelo de uma conta de energia elétrica residencial
A partir da análise da conta de energia apresentada, o valor real pago, corresponde somente ao gasto da energia consumida na residência?
Questionário de Interpretação
Investigue a conta de consumo de energia elétrica de sua casa e compreenda em detalhes as tarifas e os impostos cobrados pela companhia responsável pelo fornecimento e pelo consumo de energia de sua família. Analise a conta e, apoiado no que estudou responda às perguntas a seguir. No fim desta atividade, com certeza você vai conhecer melhor o quanto se paga pela energia elétrica e poderá ajudar sua família a economizar!
1) A conta é referente a que mês e ano? Qual foi o consumo de energia elétrica nessa data?
2) Qual foi a data-limite para pagamento sem multas? E o valor total a pagar até a data de vencimento?
3) Qual foi o valor do imposto cobrado? E o valor pago pelo consumo faturado?
4) Qual foi a tarifa (preço) cobrada por 1 kWh? E o valor efetivo pago por unidade de consumo de energia elétrica?
5) Qual foi a média diária do consumo de energia elétrica na residência? E o valor médio diário pago pela energia elétrica?
6) Analise o gráfico do histórico de consumo e indique em quais meses ocorreram o maior e o menor consumo de energia elétrica. Apresente hipóteses para justificar a diferença de consumo.
Recuperação
Leitura e Análise de Texto
Energia elétrica: como usar e economizar
Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o País a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta.
Existem três maneiras de usar a energia eficientemente: usar os equipamentos elétricos de maneira correta; na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência INMETRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia; ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade.
Cada aparelho elétrico contribui com uma parte do valor da sua conta de luz:
O chuveiro elétrico representa de 25% a 35% do valor da sua conta;
O ar-condicionado representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz;
A torneira elétrica consome muita energia, portanto, se possível, use-a somente em caso de necessidade. Evite também ligá-la no verão, quando geralmente a água já é mais quente;
A iluminação (lâmpadas) representa de 15% a 25% do valor da sua conta;
A geladeira contribui com 25% a 30% do valor da sua conta de luz;
O televisor representa de 10% a 15% do valor da sua conta de luz;
A máquina de lavar roupa representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz;
O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor da sua conta de luz.
Entre 18 e 21 horas, o consumo de energia elétrica é muito mais alto do que nos outros horários, porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros. Este é o chamado horário de pico (horário de ponta) de consumo de energia. Como a energia elétrica, depois de produzida, não pode ser armazenada, seria necessária a construção de novas usinas e linhas de transmissão só para atender o horário de pico. E isso teria custos sociais e ambientais elevadíssimos. Por essa razão, a CPFL - Piratininga e o Governo Federal, através do PROCEL, Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, desenvolvem uma série de projetos junto às indústrias e aos grandes consumidores para diminuir o consumo nesse horário. Você também pode contribuir, como consumidor e como cidadão, para que a energia elétrica não falte: evite ligar muitos aparelhos e lâmpadas nesse horário; utilize-os por menos tempo e um de cada vez e, se possível, escolha outra hora para o seu banho.
Esse pequeno esforço, por parte de cada cidadão, trará benefícios ao meio ambiente e garantirá o conforto de todos.
Fonte: Disponível em: www.endividado.com.br – CPFL energia
A partir da leitura, escreva um texto sobre a utilização que fazemos da energia elétrica em nossa casa. Inicie explicando os usos que fazemos da energia elétrica e como nossa vida depende dela, citando exemplos. Depois, escreva uma lista de atitudes simples que podemos tomar no dia a dia para economizar energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário